Por que investir em um sistema WMS? Entenda aqui os motivos.

5 minutos para ler

WMS é uma solução voltada para gerir e otimizar os processos logísticos das empresas, que costumam ter problemas com grande volume de documentos, por exemplo. Com esse sistema, a empresa consegue encontrar a caixa que precisa dentro do armazém de forma rápida e precisa.

Investir em um sistema como esse é a chave para quem busca otimizar processos, melhorar a qualidade do atendimento aos clientes, reduzir custos e crescer no mercado. Bom, se é isso que você está procurando, então leia o artigo completo e entenda tudo sobre WMS.

O que é um Sistema (WMS)?

Um Warehouse Management System (WMS) é um aplicativo de software especializado em dar suporte a gestão do armazém. Ele permite que o usuário tenha um sistema centralizado no qual diferentes tarefas são gerenciadas através de um dispositivo portátil. Isso torna a operação de um armazém simples e eficiente, além de garantir uma perda mínima, se houver, nos diferentes processos do armazém.

Um dos principais benefícios envolve o atendimento ao cliente, uma vez que os colaboradores conseguem saber exatamente onde cada produto está, quando solicitar, encomendar ou produzir. Na visão do cliente, ele entende que pode confiar na sua empresa porque sabe que pode ter acesso às informações a qualquer momento.

Entenda exatamente o que ele faz

Ele é usado para controlar e rastrear a transferência e o armazenamento de materiais em um armazém. O sistema envolve vários processos importantes ao enviar, receber ou até guardar materiais e se integra a outros sistemas para garantir a transparência dos dados em toda a empresa. Veja abaixo alguns das funções:

Recebimento de mercadorias

O WMS fornece um processo simples que deve ser seguido ao lidar com uma remessa que chegou no armazém. O processo pode ser personalizado para atender às diferentes necessidades dos usuários, mas sua principal função é garantir que todas as remessas sejam tratadas adequadamente para minimizar perdas e economizar tempo.

Rastreamentos dos inventários

É importante que todo armazém tenha um guia de estoque, para garantir que a equipe de gerenciamento possa saber quando há estoque suficiente e quando solicitar mais espaço para evitar escassez. Isso faz com que seja economizado espaço, visto que o excesso de estoque garante que os recursos sejam bem distribuídos.

Eficiência na gestão

Permitir que os usuários consigam modelar uma maneira eficiente de armazenar diferentes produtos em um armazém, dependendo de fatores como demanda e peso, é uma das funcionalidades do WMS. Isso garante que o armazém seja organizado de uma forma que produtos se movimentem mais rápido e torna a operação do armazém fácil e eficiente.

Visibilidade do trabalho

O sistema WMS elimina a necessidade de mais mão-de-obra para realizar algumas funções. Provavelmente, a maior economia é a eliminação de contagens completas de estoque, pois o WMS permite que sejam feitas contagens periódicas de ciclo sem interferir nas atividades dos colaboradores.

Preparação de documentos

Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS), consegue automatizar diferentes tipos de processos, eliminando a necessidade de documentos em papel, que exige uma grande quantia de investimento para armazená-los de forma adequada. A partir do momento que todos conseguem ter visibilidade, a dinâmica das equipes melhora e a produtividade também.

Atendimento ao cliente com qualidade

Um bom WMS garantira que os pedidos certos sejam enviados para as pessoas certas no momento certo. Com essa precisão, os erros que podem surgir no transporte de mercadorias são evitados e acabam sendo um sistema de transporte mais eficiente e menos dispendioso.

Rastreamento e visibilidade

Para setores que exigem recursos avançados de rastreamento, um sistema WMS permite que a empresa localize informações de lotes, datas de validade e números de série. Isso permite que ela também consiga resolver problemas relacionados a perda ou roubo de mercadorias.

Como escolher o WMS certo

Os melhores sistemas de gerenciamento de armazém estarão em um banco de dados fácil de usar e incluirão relatórios prontos. Uma outra vantagem, é que o sistema é capaz de analisar dados de outras maneiras, como:

  • Qual porcentagem do seu armazém é utilizada;
  • Se há necessidade de expansão ou mudar para um local menor;
  • Quantas transações cada funcionário;
  • Se é necessário reduzir o número de colaboradores;
  • Negociações com base no rendimento do seu cubo e peso.
  • Dentre outras.

Ou seja, escolher um sistema muito pelo preço e não pelas funcionalidades, só colocará a sua empresa em risco, comprometendo a qualidade e a eficiência que você tanto deseja melhorar.

Portanto, você precisa entender qual a necessidade do seu negócio e avaliar de forma crítica o sistema de gerenciamento de armazéns (WMS). Caso você queira entender um pouco mais sobre as opções e saber qual solução escolher, clique aqui e fale agora nossos especialistas.

Posts relacionados

Deixe um comentário