Sustentabilidade Empresarial: definição, práticas e vantagens

5 minutos para ler

Ao passar dos anos, a preocupação do setor corporativo com o meio ambiente aumentou, visto que a prática de trabalho durante anos sem planejamento sustentável está refletindo nos dias de hoje. A Sustentabilidade Empresarial busca combater a poluição e a degradação ambiental, que estão preocupando as grandes organizações mundiais.

Movimentos em prol do meio ambiente ocorrem pelo mundo inteiro, institutos como o Greenpeace são a “pedra no sapato” dos grandes empresários, que de alguns anos para cá, abriram mais os olhos para as questões ambientais.

Ficou interessado? Continue a leitura e descubra se sua empresa já trabalha de forma sustentável.

O que é Sustentabilidade Empresarial?

A Sustentabilidade Empresarial define-se em uma soma de práticas industriais e empresariais, que visam desenvolver sustentavelmente a sociedade onde está inserido o negócio. O foco desse desenvolvimento está voltado para um planejamento em conjunto e para a criação de uma nova organização econômica.

O fundamento da sustentabilidade, está baseado no conceito de atender todas as necessidades do momento, sem comprometer as próximas gerações. Ou seja, fazer o possível para que as ações de hoje não interfiram ou prejudiquem o planeta no futuro.

Os 3 pilares da Sustentabilidade Empresarial

Existem 3 pilares fundamentais, o Social, o Econômico e o Ambiental, que são associados diretamente a sustentabilidade empresarial. Esses componentes atuam separadamente e juntos são responsáveis por atuar na preservação do meio ambiente no meio corporativo.

Social

O pilar social trata sobre o apoio dos colaboradores e comunidade. Lidar com funcionários de maneira correta e justa, conduz os mesmos ao aumento de produção e a maior criatividade. O apoio da comunidade em que está inserida a empresa, também é algo que faz parte de uma organização sustentável.

Praticar a sustentabilidade no meio de convívio local, só tende a agregar para o negócio, uma vez que a comunidade abraça a causa, facilitam-se as etapas para o desenvolvimento.

Econômico

Economia não traduz lucro, esse pilar é sobre gerenciar os riscos da corporação, e sobre a importância de equilibrar a ética com os lucros da empresa. Provocar uma mudança grande na logística empresarial, mesmo que exista possibilidades de lucros futuros, deve ser muito bem avaliada no caso de haver riscos à reputação da empresa.

O pilar econômico também é onde as medidas obrigatórias para a corporação aparecem, com as leis que exigem certos abandonos e novos hábitos para o andamento legal do negócio.

Ambiental

O mais importante dos três pilares, serve de base para todo desenvolvimento sustentável. As empresas mais inovadoras geralmente são sustentáveis, o motivo é que estão revisando processos constantemente, em busca de alternativas melhores e mais ecológicas.

A conscientização privada e pública a respeito da sustentabilidade empresarial é o que vai modificar a atuação corporativa. Entender que o cuidado com o meio ambiente é necessário, agrega não só a empresa, mas também a sua reputação e aos resultados financeiros da mesma, pois fica visível os benefícios que a redução de poluentes pode trazer.

Práticas da Sustentabilidade Empresarial

  • Não usar descartáveis;
  • Reciclagem;
  • Reduzir o uso de papel;
  • Lâmpadas de Led;
  • Projetos de conscientização para a comunidade;
  • Equipamentos e máquinas funcionando apenas em horário de trabalho;
  • Certificação ISO 14001;
  • Avaliar a cadeia de fornecedores;
  • Não emitir qualquer gás ou fumaça poluente;
  • Estimular transportes coletivos;
  • Cultivar a natureza na região entorno da empresa;

Essa são algumas das práticas para quem está buscando ter seu negócio de maneira mais sustentável, porém esse processo é interminável, o meio ambiente assim como as organizações está em constante transformação.

Vantagens da Sustentabilidade Empresarial

Grandes empresas tem apresentado melhorias significativas quanto ao seu desenvolvimento após aplicações sustentáveis. O retorno dos consumidores para esses negócios são visíveis, hoje ninguém mais procura apenas uma boa imagem, ou só um serviço de qualidade, as exigências atuais são de como a marca se diferencia das outras e o que ela faz para mover o mundo.

A questão de escritórios por exemplo, passa inevitavelmente pela transformação da sustentabilidade empresarial. Os processos de papelada, através da tecnologia estão se tornando digitais, e otimizando toda cadeia que a organização está envolvida.

Sustentabilidade no escritório sem papel

O escritório sem papel, é uma solução revolucionária para quem busca aplicar medidas sustentáveis ao seu negócio. Não apenas por organizar consideravelmente melhor os documentos, mas também pelo incentivo a reciclagem e ao descarte de maneira correta.

Por isso, entenda como ter o seu escritório sem papel e como ele vai te ajudar a organizar seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário