Sociedade 5.0, como adaptar-se as novas tecnologias

5 minutos para ler

Se você também é um daqueles que está assustado com a velocidade da transformação tecnológica e com o desenvolvimento das máquinas, de certa forma o conceito de Sociedade 5.0 vem para aliviar essa aflição. Podemos esquecer aquela crença de que a inteligência artificial vai evoluir a ponto das máquinas dominarem o planeta.

Isso não quer dizer que a tecnologia vai estagnar. O foco agora, é o bem-estar das pessoas, os esforços estão voltados para soluções, que vão beneficiar a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente. Sem dúvidas a preocupação maior é com o futuro, com o desenvolvimento do planeta para uma qualidade de vida sem prejuízos.

Continue a leitura que vamos explicar mais sobre o conceito de Sociedade 5.0.

Como chegamos a Sociedade 5.0?

Em 2016, esse termo de Sociedade 5.0 foi proposto pelo Governo Japonês, no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, como uma meta de sociedade, que futuramente o Japão deveria alcançar. Planos políticos de inovação foram assinados, e até 2021 o objetivo dos asiáticos é viver em uma Sociedade 5.0.

Para entender essa proposta, é preciso voltar ao princípio das sociedades, foram diversas transformações durante os anos, que resultaram nas tecnologias de hoje. Abaixo segue uma breve explicação de como aconteceu o processo evolutivo da sociedade e seus meios de desenvolvimentos.

Sociedade da Caça (1.0)

Assim que as espécies surgiram, os seres humanos tinham necessidade de caçar para sobreviver, e adotavam um estilo de vida nômade. Eles mudavam de local assim que, as possibilidades de alimento tornavam-se escassas naquela região.

Sociedade da Agricultura (2.0)

Com o desenvolvimento das técnicas de cultivo, as plantações de alimentos foram uma revolução, pois a partir daquele momento, não havia mais a necessidade de viajar em busca de comida. Os nômades puderam se estabelecer e viver do próprio cultivo, o que teve como consequência um grande crescimento populacional.

Sociedade Industrial (3.0)

Quando os motores a carvão surgiram, o resultado foi a revolução industrial, época que afetou e comprometeu muito o meio ambiente, o que tem reflexo até hoje. Também foi o momento onde a produção de produtos explodiu e o consumismo começou a tomar forma.

Sociedade da Informação (4.0)

O acontecimento dos computadores transformou o mundo, que agora é digital. No século da informação, tornou-se possível o processamento de milhares de dados e o contato com qualquer canto do planeta, em tempo real. O contato instantâneo ajudou na agilidade de tarefas e abriu oportunidade de negócios para o mundo inteiro.

O que é Sociedade 5.0?

A Sociedade 5.0 é a extensão evoluída da 4.0, com os computadores, máquinas, mega conexões, em busca de uma qualidade de vida sustentável, eficiente e ultra inteligente. É possível dizer que estamos vivendo exatamente essa transição, alguns países mais evoluídos, já vem adotando essa política de sustentabilidade e tecnologia, enquanto outros, com poderes limitados, vão levar alguns anos para conseguirem adaptar-se.

O marco dessa Sociedade 5.0, será quando todos os governos aceitarem que, é a tecnologia que transformará o futuro, e irá salvar o planeta de catástrofes ambientais. Assim como na agricultura, esse tipo de avanço vai se tornar unanimidade quando a maioria ou todos adotarem os métodos.

Como a Sociedade 5.0 funciona

Nessa etapa, a Sociedade 5.0 vai convergir os espaços virtuais com os espaços físicos. Anteriormente, os usuários acessavam o banco de dados em nuvem, no espaço virtual, via conexão com a internet e ali procuravam e analisavam suas informações. Como se fosse uma guarda física, porem online, de qualquer forma você precisa procurar pelos seus dados.

A proposta desse tipo de sociedade, é registrar, tanto as informações dos sensores de espaços físicos, quanto as informações pessoais em espaços virtuais. Ambiente esse que a Inteligência Artificial vai atuar, e fazer uma análise detalhada da compatibilidade de informações físicas, com as informações pessoais acumuladas no ciberespaço.

Na prática, os termos do Japão é de elaborar formatos de trabalhos automatizados pelas máquinas, de forma que as pessoas se dediquem a criação de soluções, para os quesitos ambientais e sustentáveis. A sociedade 5.0 prospecta um rompimento na sensação de estagnado, onde pessoas convivam com a mesma qualidade, tenham uma vida agradável e ativa.

Desenvolvimento econômico e soluções para problemas sociais na Sociedade 5.0

Muitos ambientes pelo mundo, principalmente na Ásia, passam por uma grande transformação, mudanças importantes para alcançar os objetivos, traçados inicialmente pelo Japão, que agora são vistos com bons olhos por muitos governos mundiais. À medida que a economia avança, ela afeta as diversas esferas da sociedade, elevando o nível de vida de todas as classes sociais.

Enquanto a transformação 5.0 não se consolida, as novas tendências da Sociedade 4.0 progridem e ganham espaço no cenário. O objetivo é incorporar a tecnologia nos hábitos cotidianos, usá-la de forma que vá ajudar todas as camadas da população, elevando em conjunto a qualidade de vida mundial.

A Inteligência Artificial contribui de forma excepcional quando o assunto é otimizar as práticas humanas. São hábitos que vão tornar suas atividades mais dinâmicas, pense como um auxílio para aumentar sua produtividade. Mas você sabe como a IA pode influenciar seu dia-dia? Sabe onde trabalhar por você? Aprenda sobre Internet das Coisas, a revolução em nossas rotinas.

Posts relacionados

Deixe um comentário