Processo de Venda, aprenda como ter sucesso em qualquer negociação.

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Em muitas empresas, o processo de venda é delicado e normalmente demora para ser concluído, o que acaba gerando uma insatisfação enorme, tanto dos gestores, quanto do setor comercial em si. O que precisa ficar evidente, é que a venda mantém o negócio funcionando e girando capital, sem ela não é possível prosseguir com qualquer outra ação, pelo fato de não ter dinheiro em caixa para sustentar as atividades.

Existem diversas maneiras para reverter a situação de venda, não existe uma receita específica que vai te fazer vender da noite para o dia, até por que depende muito das características de cada negócio.

Uma coisa é certa, não há negociação sem estratégia, fazer contato sem pesquisa nenhuma é o mesmo que atirar para todos os lados e esperar um resultado positivo, sem contar a perda de tempo e o custo com ações desconexas.

Quer entender mais sobre como ter sucesso no processo de venda? Acompanhe a leitura.

Como iniciar o processo de venda?

Antes de planejar uma ação, o vendedor realiza pesquisas de mercado para identificar as pessoas ou empresas que podem estar interessadas em seu produto. O primeiro passo para iniciar a negociação é a pesquisa, não existe outra forma de atingir as pessoas certas sem primeiro pesquisar. Comece pelo próprio Google, a internet é o local onde você vai encontrar uma variedade muito grande de potenciais clientes.

A partir disso, faça uma lista com nomes e dados que você conseguir na internet mesmo, é importante falar com as pessoas certas no momento do contanto. Outra questão decisiva, é o perfil de qualidade do cliente, no caso das franquias de digitalização que oferece serviços, é interessante buscar pelo CNPJ, telefone, histórico da empresa, atividade no mercado, entre outras questões de envolvimento da empresa com o meio externo.

Técnicas para uma boa prospecção

Um lead é um potencial comprador. Um cliente em potencial é um lead qualificado ou determinado a estar pronto, disposto e capaz de comprar. Quebrar a barreira do primeiro contato é extremamente importante, porém é um caminho delicado. Procure abrir o site ou rede social da empresa, verificar os pontos chave, onde a franquia pode ter a solução para a empresa em questão.

Nem sempre a primeira ligação terá um retorno positivo, pode ser que você não encontre o responsável no dia, ou ele esteja ocupado. Talvez seu contato seja apenas um funcionário, não o gerente, e ele não tem autoridade para tomar a decisão de compra. Nesse caso, ele não é mais um cliente em potencial e o vendedor passará para outro lead. Isso não quer dizer que a prospecção não deva continuar, ela deve ser constantemente ativa.

*Franqueado João, explicando como obteve 300% de retorno em 3 meses.

Abordagem no processo de venda

A maioria das pessoas não busca pelo seu produto ou serviço, mas isso não quer dizer que elas não precisem dele, é uma questão de oferta e procura. A partir do momento que o público visualiza e encontra com facilidade sua empresa, o giro de clientes acontece com mais assertividade.

O vendedor qualifica seus potenciais clientes para concentrar seus esforços de vendas nas pessoas que são mais tendenciosas a compra. Mesmo que por telefone, tente argumentar sobre as qualidades da sua oferta, como você pode ajudar com as suas soluções. O próximo passo é apresentar de forma visual o seu negócio ao cliente, e esquentar essa relação.

Apresente-se de forma personalizada

Depois de criar uma relação com cliente, onde ele já sabe que você pode ter uma solução eficiente para a empresa do mesmo, chegou a hora de marcar uma apresentação presencial. Existe uma preparação para ter um desempenho efetivo perante ao cliente. Antes de mais nada, identifique exatamente qual das suas soluções vão resolver as dores do cliente. Pode ser que nem todos os problemas você consiga solucionar, mas foque no que está ao seu alcance de forma objetiva.

A apresentação deve ser adaptada ao cliente, explicando como o produto atende às necessidades dessa pessoa ou empresa. Pode ser uma demonstração do produto, vídeos, permitir que o cliente utilize realmente e observe ou interaja com o produto.

Perceba que as portas foram se abrindo e você já está cara a cara com o cliente, que lá no começo era só uma pesquisa, que virou prospecção, tornou-se um potencial e assim por diante. Cada fase do processo de venda é extremamente importante, pular etapas pode significar uma tragédia nos lucros, ainda mais quando você não consegue identificar o erro.

Agora que você já conhece as maneiras para chegar ao cliente e ter sucesso nas vendas, saiba como aumentar a margem de lucro e obter grandes resultados no seu negócio.

Processo de Venda, aprenda como ter sucesso em qualquer negociação.
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