Pesquisa de Mercado: descubra o que seu cliente quer comprar

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A pesquisa de mercado é usada para identificar, quem são seus clientes e a necessidades que eles têm. Não basta seguir seus instintos e fazer como você “acha” que é certo, muitas empresas desperdiçam suas chances por esse motivo. Prepare-se para conhecer o mercado, faça as perguntas certas, use relatórios de pesquisa, grupos focados em conhecer o modo de atuação dos clientes, entenda a motivação dos gestores para com o negócio.

Pessoas são motivadas por dois fatores, elogios e recompensas. Chega a ser engraçado pensar que se você tem 5 ou 50 anos é a mesma coisa. É como falar para uma criança, que ela vai ganhar chocolate se ela fizer seus deveres, é fácil, não há brigas nem discussões. O fato é que você consegue ir além de uma recompensa tão simples, pontualmente com seus clientes, o que você faz para motivá-los?

A motivação que faz a venda, se você quer saber como a pesquisa de mercado pode te ajudar no faturamento da empresa, continue a leitura e entenda tudo.

Qual a função da Pesquisa de Mercado

  • Descobrir seu alvo de mercado ideal;
  • Captar informações e opiniões do público para seu produto;
  • Tomar decisões estratégicas;
  • Identificar o que os clientes precisam e desejam;
  • Direcionar ações de publicidade e marketing;
  • Determinar quais soluções os clientes vão encontrar no seu produto ou serviço;

Processos da Pesquisa de Mercado

Compreender os clientes

É comprovado que os vendedores que vendem para as necessidades e desejos do comprador, tem três vezes mais chances de fechar negócio. Descobrir os medos dos potenciais clientes é uma grande vantagem. Através de perguntas rápidas e assertivas você identifica facilmente o que o cliente busca no seu negócio.

A melhor maneira de evitar suposições é interagindo com o consumidor, fale sobre os assuntos certos, vá direto ao ponto. Por exemplo, o que ele precisa? O que fez ele procurar seu negócio? Qual a expectativa dele para solucionar o problema? Ouça suas respostas com atenção aos detalhes, articule-se de forma clara e faça ele entender que você tem a solução.

Construir um público

Com a pesquisa de mercado, o jeito mais eficaz de traçar um perfil de personalidade do público, é entrevistando os consumidores após a compra do produto ou serviço. O objetivo dessa rápida entrevista é entender o passo a passo da compra, desde a tomada de decisão inicial até a escolha final.

Inicie com perguntas sobre o problema do cliente o que motivou ele a buscar uma solução no mercado. Saber a urgência que ele tem, e soluciona-la com rapidez é outro fator importante, pois isso indica que estão procurando por algo que você tem na mão.

Tente descobrir como ele conheceu seu negócio e qual meio ele usou para obter mais informações, assim você vai entender onde está seu fluxo de busca, qual canal de comunicação está sendo mais efetivo, além de determinar para onde seu investimento em marketing deve ser direcionado. As atitudes por trás de uma decisão mostram informações úteis para trabalhar com novas perspectivas.

Entenda as decisões dos clientes

Um fator importante que você vai encontrar durante a pesquisa de mercado, é a determinação de um consumidor, quando escolhe seu concorrente e não você. Isso não significa que seu produto é ruim, mas deixa claro o que a concorrência faz que você ainda não fez. É válido a sinceridade do cliente em potencial, pois somente ele sabe o que influenciou na tomada de decisão.

Fique atento ao motivo pelo qual seu serviço ou produto foi rejeitado, se ele era muito caro, se a qualidade não está no mesmo nível da concorrência ou se deixou a desejar no atendimento ao cliente. Entenda que às vezes, os clientes já tem sua marca de confiança, e mesmo que você tenha preços mais atrativos, dificilmente eles vão trocar de fornecedor.

O que vem após a Pesquisa de Mercado?

Depois de eliminar diversas dúvidas, você já tem uma base de onde seu público se encontra, como ele chega até você e o que eles estão buscando no seu negócio. Se for necessário, é o momento de fazer ajustes e manutenções, aplicando o que foi pesquisado até agora.

A pesquisa de mercado também te mostra como preparar sua equipe para um atendimento diferenciado, visto que você já conhece o atendimento da concorrência. O planejamento estratégico deve estar alinhado com o objetivo de vendas, assim você terá mais chances de atingir os resultados esperados.

Agora que você entendeu como funciona a pesquisa de mercado, leia o material que separamos sobre Planejamento Estratégico, e aplique as informações da pesquisa para aumentar o faturamento do seu negócio.

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