OSM: entenda a importância dessa disciplina dentro das empresas

5 minutos para ler

Na OSM, para compreender como funciona uma organização, você precisa essencialmente, conhecer os sistemas e métodos, que são fundamentais para à gestão e à tomada de decisão da empresa. Fazer o planejamento organizacional, necessita de um controle de processos ágil, alguém dedicado inteiramente a otimizar os métodos cotidianos.

E você, sabe o que quer dizer OSM? Sabe o que faz o analista dessa área? E como ele atua dentro da empresa? Continue lendo o artigo para entender melhor essa função empresarial.

O que significa OSM?

Organização, Sistemas e Métodos, é a tradução da sigla OSM e tem como princípio, o controle de processos sistêmicos dentro de uma empresa. Refere-se a função administrativa de um especialista em otimizar e estruturar, as formas organizacionais que a empresa adota.

O encarregado por aplicar a disciplina OSM, lida com hierarquia de departamentos, é responsável pela análise de rotinas, manuais e formulários, e pelas formas de estrutura da empresa. O objetivo maior é manter uma estrutura organizada, de forma que o profissional esteja atento a cada detalhe dentro das organizações.

Explicando: Organização, Sistemas e Métodos

Organização

A organização, são os recursos que envolvem a própria instituição, como a ordenação de prioridade nas atividades da empresa. Visando alcançar os objetivos, o profissional deve estabelecer uma organização clara e definida, de fácil entendimento por todos. Lembrando que a organização é o princípio da OSM, a partir dela, você gera novas etapas de rotina.

Sistemas

Os sistemas, são os pequenos conjuntos que integram a mesma organização, mas trabalham independentes, são as fatias que juntas formam o contexto estrutural da empresa. Na disciplina OSM, cada pilar da instituição, une-se como um todo, para realizarem determinada função na busca pelo alcance da meta.

Métodos

Métodos, são os procedimentos ordenados pela lógica de desempenho, que estão presentes durante todo caminho, até atingir o objetivo. Ou seja, são as maneiras que a empresa decidiu realizar suas atividades. Os métodos de trabalho que vão exemplificar, como a empresa se comporta.

A importância da OSM para as empresas

Para uma boa gestão empresarial, você precisa entender a disciplina Organização, Sistemas e Métodos, ela é a visão geral de toda empresa. Podemos compreender que OSM é um conjunto, que o profissional responsável precisa implementar do começo ao fim, pois uma organização sem uma sistemática de qualidade ou um sistema funcional sem métodos de trabalhos serão em vão.

A OSM permite muitas vezes, um olhar externo do negócio, uma visão de outro ponto, o que possibilita novas formas de planejamento e condução de rotina. Ela proporciona às empresas, as melhores práticas para otimizar os desempenhos, moldas as organizações das equipes, mapear os fluxos de operação, distribuir corretamente os recursos e alinhar todos os procedimentos.

Atividades de um analista OSM

  • Construir e reformular as estruturas de organização, visando mais eficiência e rendimento geral;
  • Tornar os métodos de trabalho mais racionais e simples;
  • Estudar as melhores maneiras de conciliar tempo, métodos de trabalho e distribuição de tarefas;
  • Elaborar formulários referentes a normas e processos;
  • Construir organogramas e gráficos organizacionais, para todos os setores da empresa e mantê-los atualizados;
  •  Implementar métodos que avaliam o nível e crescimento de produtividade;
  • Atribuir responsabilidade e tarefas para cada competência da empresa;
  • Automatizar demandas e criar processos para viabilizá-las;
  • Avaliar os ciclos de organização;
  • Análise econômica, verificar viabilidade de novos sistemas;
  • Traçar objetivos e metas, com base no suporte que a empresa tem para alcançar os números;
  • Acompanhar de perto novos processos, que ainda estão em fase de adaptação.

Resultados da OSM para a empresa

Podemos definir que o conceito de Organização, Sistemas e Métodos, é fazer mais com menos, tornar viável e forma econômica ou simplesmente deixar tudo em ordem para um fluxo de trabalho mais eficaz. Alguns resultados da OSM são mensuráveis com números, eles baseiam se no crescimento de produção ou na redução de tempo.

Por exemplo, dependendo do seu suporte financeiro, o analista OSM deve optar entre aumentar a produtividade com o mesmo tempo de trabalho, ou manter o volume de produção e diminuir o tempo trabalhado. Assim como, aumentar a produtividade com o mesmo número de funcionários, ou manter o volume de produção e reduzir o número de pessoas.

Agora que você entendeu como a disciplina OSM pode alavancar seus negócios, leia nosso material sobre Planejamento Estratégico e aprenda o porque ele é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário