O que é 5W2H e como aplicar no seu negócio

4 minutos para ler

Quando buscamos alcançar altos níveis de competitividade no mercado, todo tipo de ação deve ser estrategicamente planejada, com uma visão futura sobre o mercado. Presenciamos diariamente as inovações que a tecnologia vem oferecendo, diversas ferramentas de gerenciamento hoje em dia, trabalham com sistemas como o 5W2H.

Otimizar o planejamento estratégico permite que o diretor trace metas a curto, médio e longo prazo. Sabendo que a estratégia de negócios é aquilo que conduz a empresa ao sucesso, é através dela também que o processo de gestão é feito, analisando detalhes e possíveis erros com mais facilidade.

Gostou do assunto? Continue a leitura e entenda como o 5W2H ajuda no processo de gestão.

O que é 5W2H?

A sigla em inglês 5W2H, traduzida, representa alguns questionamentos que o gestor deve fazer perante ao seu negócio, afim de identificar onde falhas e erros estão acontecendo, isso é parte de um planejamento estratégico. Entenda a sigla mais detalhadamente abaixo:

Os 5W

(What) O que será feito? – Esta é a fase de especificar o plano de ação.

(Who) Quem vai fazer isso? – Para uma boa execução de plano, é necessário pessoas que vão se responsabilizar por cada etapa.

(When) Quando isso será feito? – Aqui você traça uma data de inicio e fim para conclusão das ações, levando em conta, que a data final deve coincidir com a meta do plano.

(Where) Onde será feito? – Pode existir mais de um local, mas é bom definir um ponto inicial, e a partir daí calcular custos de mudanças e possíveis deslocamentos.

(Why) Por que isso vai ser feito? – Essa etapa é o motivo de tudo, um propósito maior é o que conduz todo plano.

Os 2H

(How) Como será feito? – Aqui vão ser levadas em conta atividades, prazos e responsabilidades individuais, assim como a prospecção de patrocínios

(How Much) Quanto vai custar? – Orçamentos são avaliados nessa fase, podem ser custos gerais de toda operação, mas preferencialmente use a fragmentação de valores por etapas.

Aplicação do 5W2H

O diferencial do 5W2H é a forma de desenvolvimento da ferramenta, ao mesmo tempo em que ela é eficaz e completa. Estruturalmente o método parece corporativo, porém ele se aplica a diversas atividades, desde um planejamento familiar até a estratégia ação das empresas.

O motivo principal da ferramenta é solucionar problemas, visto que o princípio de tudo é entender e conhecer os melhores caminhos para soluções práticas e ágeis, utilizando o mínimo de custos possíveis.

Diferencial da gestão 5W2H

Saber gerir equipes é o papel principal de um administrador, para que seu negócio tenha sucesso ele precisa entender as necessidades de seus colaboradores. Essa prática exigi atenção e dinâmica, neste contexto aplica-se a 5W2H, que vai influenciar diretamente, no auxilio a qualquer tipo de questão que surgir.

Outro fator importante que leva aplicação da 5W2H é a tomada de decisões, a procura por soluções eficientes é feita antes mesmo de tirar o plano do papel.

Não podemos pensar que a 5W2H será usada apenas quando necessária, ela deve fazer parte de uma cultura de sucesso para quaisquer tipos de processos, sejam eles empresariais, familiares, pessoais ou profissionais.

Porque usar a ferramenta 5W2H?

Por ser uma ferramenta simples, ela possibilita ajustes, manutenções, quando necessárias e análises mais detalhadas sobre tudo. Avaliar problemas é mais fácil com a 5W2H, pois além de identificar, é possível encontrar a solução, e voltar o foco especificamente para solucionar o mesmo.  

A sistematização facilita e agrega diversas vantagens aos processos, administra quase que de forma automática as etapas, contanto que os colaboradores estejam envolvidos nas atividades da 5W2H como um todo. O gerenciamento de sistemas e processos é algo que demanda muita atenção e constante aprendizado.

Pensando nisso separamos um material completo para te ajudar a entender melhor sobre um bom planejamento estratégico, clique aqui e leia o artigo completo.

Posts relacionados

Deixe um comentário