Entenda como a Inteligência Artificial integra a Gestão de Documentos

6 minutos para ler

Se você prestar atenção, as pessoas sempre querem ir além das suas limitações e o desejo de se superar e realizar coisas extraordinárias, fez com que o ser humano conseguisse desenvolver tecnologias capazes de aprender, entender, ouvir e falar como nós.

Estamos falando da Inteligência Artificial, que tem a capacidade de resolver problemas complexos que nós não conseguiríamos resolver ou levaríamos muito tempo até encontrar uma solução eficaz.

E hoje não é difícil ouvir comentários sobre como as máquinas são inteligentes e o quanto elas podem acrescentar e melhorar nossas vidas.

Confira o artigo completo e esteja atento ao que essa tecnologia pode proporcionar a todos nós!

Afinal, o que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação com foco na construção de computadores e máquinas que tem a capacidade de resolver problemas complexos do nosso dia a dia.

Esses sistemas são capazes de tomar decisões, fazer processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz, e entre outros. Além de sempre buscar atingir um aspecto de atuação similar aos dos humanos.

Embora pareça simples, existem diversos conjuntos de instruções e subcampos que dão “vida” a IA. Você já deve ter ouvido falar sobre eles, mas de repente não conseguiu entender quais eram suas funcionalidades.

Estamos falando de Algoritmos, Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural. Não sabe o que são esses subcampos? Então confira comigo!

O que são Algoritmos?

Um algoritmo é uma série de instruções matemáticas que deve ser seguida por uma máquina, pense nele como um conjunto simples de instruções.

Na inteligência artificial, os programadores criam algoritmos para que o computador analise os dados, identifique o problema e resolva.

Mas não é só isso, o computador não soluciona o problema imediatamente, ele tenta diversas vezes antes de obter sucesso. Incrível né?

Machine Learning ou Aprendizado de Maquina, é a mesma coisa que IA?

O Machine Learning se tornou muito utilizada em programas que acessam um volume alto de dados, pois é capaz de aprender com eles sem nenhuma intervenção humana.

Embora seja confundido com inteligência artificial, queremos deixar claro Machine Learning é um subcampo da ciência da computação, que evoluiu do estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial, ou seja, é apenas uma parte da IA.

E Deep Learning?

Deep learning é um tipo de machine learning que treina computadores para realizar tarefas como seres humanos, e foi com esse objetivo que ao ser desenvolvido, os programadores criaram redes neurais, onde os neurônios artificiais são organizados em camadas interconectadas.

Entre essas camadas, há outras camadas de neurônios que são capazes de resolver problemas extremamente complexos, pois há uma quantidade de neurônios incontáveis, que trabalham juntos para gerar soluções de forma eficiente.

Podemos até dizer que seja um cérebro artificial, porque as funcionalidades são iguais as nossas, e me arrisco a dizer que são melhores ainda!

Processamento de Linguagem Natural

Através do processamento de linguagem natural é que conseguimos fazer com que os computadores possam entender, processar e manipular a linguagem humana.

Por este motivo, um computador precisa compreender uma quantidade enorme de informações, regras gramaticais, sintaxe, coloquialismo e até sotaques.

Um exemplo prático que podemos citar é o reconhecimento de voz, pelo qual a voz humana se torna dados de áudio e em seguida é convertida em dados de texto, utilizados por um sistema inteligente em uma série de aplicações.

A Inteligência Artificial está presente no nosso dia a dia

Estamos tão envolvidos com a inteligência artificial que acabamos nem percebendo, como fazer pesquisas no Google, usar celulares, computadores, por exemplo.

A capacidade desses sistemas facilitarem as nossas tarefas e buscas são incríveis, por isso vamos falar de alguns para que você entenda o quanto estamos evoluindo na área tecnológica:

O Google assistente tem a capacidade de reconhecer o conteúdo das imagens para permitir que a sua busca seja otimizada. No momento em que você digita o nome de um objeto ou uma ação, imediatamente o algoritmo do Google irá responder à sua pesquisa, disponibilizando vários conteúdos, baseados no seu interesse.

Já o Youtube pode transcrever áudio e gerar legendas para os vídeos em 10 idiomas. Pode parecer algo simples, mas as legendas são fundamentais para quem têm problemas de audição, pois elas podem assistir qualquer vídeo.

E a tão querida Netflix? Ela usa a inteligência artificial para entender as preferências dos usuários e recomendar filmes e músicas. Talvez você não assista algum filme que foi indicado, mas apenas o fato da plataforma criar uma seleção conforme o seu gosto, facilita as suas escolhas.

Inteligência artificial na Gestão de documentos

Todas essas inovações tecnológicas permite que estejamos a um passo dos nossos problemas. E tendo em vista a dificuldade que as empresas enfrentam para gerir seus documentos impressos, nós desenvolvemos o Taugor Artificial Inteligent, uma suíte de soluções cognitivas, com a capacidade de analisar, reconhecer e processar documentos sem a ajuda de um profissional.

Inclusive, a tecnologia é capaz de fazer reconhecimento facial, sendo, portanto, uma ferramenta essencial para diferentes setores devido sua capacidade de reconhecer documentos falsos.

Benefícios que o software proporciona às empresas

A Gestão de Documentos aliada a inteligência artificial, tem a capacidade de transformar a dinâmica das empresas, já que tem como objetivo extinguir o armazenamento físico de papéis e mantê-los seguros em um sistema totalmente web.

Dessa forma, os documentos são organizados de maneira segmentada, de acordo com a preferência do usuário, sem contar que a empresa se resguarda de qualquer perda documental que possa resultar em problemas irreversíveis.

É notório que a Inteligência Artificial não está restrita em apenas alguns segmentos, mas tem se tornado essencial para desenvolver soluções eficientes para as empresas e, também auxiliar nosso dia a dia.

Se você gostou desse artigo, assine nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!

Entenda como a Inteligência Artificial integra a Gestão de Documentos

Posts relacionados

Deixe um comentário