Ideias de negócios Lucrativos e Sustentáveis para você investir

12 minutos para ler

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, contudo, nem sempre elas sabem em que segmento atuar e qual está em alta.

Mas uma coisa é certa, à medida que cresce a importância da preservação do meio ambiente, também aumenta a procura por negócios lucrativos e sustentáveis.

Porém, se engana quem pensa que a sustentabilidade está relacionada somente a redução do uso de papéis ou plásticos, já que o conceito vai além.

Uma empresa sustentável tem como objetivo a preservação da natureza e, também em conceder aos seus colaboradores um lugar apropriado para exercerem suas funções, e isso está relacionado aos produtos e serviços prestados pelos mesmos.

Essa é uma grande oportunidade para quem está querendo empreender, uma vez que as pessoas também estão aderindo à consciência de preservar o meio ambiente e estão optando por comprar e investir em empresas que tem a mesma visão.

Portanto, se você quer saber quais são as oportunidades no mercado e em que segmento pode investir e obter grandes resultados, continue a leitura.

Ideias de Negócios Lucrativos e Sustentáveis

1. Reparação de bicicletas

Atualmente as pessoas estão mais preocupadas em cuidar da sua saúde, além de procurar formas de colaborar com a preservação do meio ambiente.

É por isso que elas estão criando o hábito de ir de bicicleta para o trabalho, faculdade e realizar qualquer outra atividade dessa forma.

Ou seja, o movimento está aumentando e, consequentemente, as empresas que montam e reparam as bicicletas, também estão crescendo.

A ideia que você pode aderir é montar um serviço de reparação e montagem, mas é importante ficar atento aos lugares em que pretende começar, prefira cidades com mais movimentação de bicicletas.

2. Venda de produtos regionais

Existem regiões que são conhecidas e reconhecidas por produzirem produtos populares e comidas de sabores incríveis. Um exemplo disso, é a região sul do país, onde são produzidos os melhores vinhos do Brasil e comidas quentes que encantam qualquer um, como cucas e pães artesanais.

Já no Nordeste, onde estão localizadas as praias mais lindas do país, algumas pessoas aproveitam a chegada de vários turistas para investir em peças artesanais e vender como lembrança ou ainda, vestuários e utensílios que favorecem o passeio deles pelo local.

3. Empresa de Eventos

Realizar eventos tem sido uma estratégia usada por organizações com intuito de atrair pessoas para o seu negócio e, também fortalecer a marca no mercado.

Por conta disso, abrir uma empresa de evento é uma boa sacada para quem quer começar um negócio. Mas, você não precisa trabalhar com apenas um tipo de evento, também pode escolher realizar concertos, animação, casamentos e entre outros.

4. lavadeira

Investir em uma lavanderia é um empreendimento que pode render grandes lucros, pois, atualmente este serviço está recebendo uma demanda alta, já que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e não possuem tempo suficiente para cuidar das roupas em casa.

Além disso, você pode abrir uma lavanderia em qualquer lugar, inclusive hospitais e hotelarias, sem contar que é possível contribuir com o meio ambiente, uma vez que alguns equipamentos já conseguem processar o volume de roupa com menos água e produtos químicos.

5. Pousada

O sonho de muitas pessoas (senão todas) é viajar e conhecer novos lugares, por isso que investir em pousadas é uma ação certeira para quem quer obter resultados.

Porém, sei que talvez pense que trabalhar com este segmento pode trazer lucros em apenas alguns períodos do ano, mas não se engane, pois, até mesmo em baixas temporadas, hotéis e pousadas costumam receber um grande volume de clientes.

A vantagem de trabalhar com uma pousada, é poder oferecer hospedagem com preços mais acessíveis e as instalações são mais simples, fazendo da pousada um ambiente aconchegante e familiar.

6. Fábrica de Cerâmica

A fabricação de pisos cerâmicos sempre existiu, mas nos últimos anos a indústria começou a se modernizar e utilizar materiais diferentes em tamanhos e estilos.

Como o setor de obras também está em alta no país, essa é uma boa opção para quem está querendo empreender, já que poderá oferecer pisos cerâmicos e porcelanato, que está em evidência no momento.

Além disso, grande parte dos resíduos produzidos pela indústria é utilizado no ciclo de produção do material, o que reduz o consumo de recursos naturais.

7. Fábrica de Embalagens Ecológicas

O negócio de fábrica de embalagens ecológicas está relacionado à qualidade de vida das pessoas, uma vez que contribui de uma forma significativa para a sustentabilidade.

Este trabalho é direcionado para a fabricação de sacolas para transportar produtos adquiridos em supermercados ou lojas, sem estar inserido no segmento de embalagens de produtos em geral.

As embalagens ecológicas estão aparecendo de forma crescente no mercado, isto devido à expansão da consciência de preservação ambiental que têm estimulado o crescimento de investidores nesse segmento.

Os produtos são recicláveis, retornáveis, reutilizáveis e, também passam por um processo de fabricação para que se forem amassadas, não precisem ser descartadas, inclusive, elas sofrem degradação com o tempo, diferente das sacolas plásticas.

8. Fábrica de Aquecedor Solar

A demanda por fontes de energias renováveis fez com que a sociedade fosse em busca de soluções mais seguras e sustentáveis, e descobriu que a mesma energia que viabiliza a vida no planeta, pode ser utilizada para esquentar a água para o banho, ligar a geladeira e ascender lâmpadas.

A energia solar é limpa e a sua utilização pode reduzir a necessidade de construção de hidrelétricas, um dos principais vilões quanto a preservação do meio ambiente.

E, também podemos considerar a ideia de que vivemos num país privilegiado, já que a maior parte do território brasileiro possui grande incidência solar.

9.Lava-Jato

A compra de um automóvel para um brasileiro é muito mais que uma conquista, e sim a solução para os problemas de deslocamento.

Contudo, nem sempre é fácil ou prático manter o carro limpo, cheiroso e brilhante, e isso é um grande problema enfrentando pela maioria dos motoristas.

O problema é que as pessoas não possuem tempo para limpar e lavar seus automóveis, e quando encontram um tempo livre, acabam optando pelo lazer e não tarefas.

É por esse motivo que o segmento tem crescido muito no Brasil, pois, em vez da pessoa fazer essa atividade, ela passa para alguém que pode realizar esse serviço com mais cuidado e qualidade.

Inclusive, atualmente as lavagens de carro não só fazem a limpeza, mas também o polimento e lavagem interna. Existe a opção de o profissional ir até à casa do cliente para fazer o serviço ou agendar a busca pelo automóvel.

10. Reciclagem de Lixo Eletrônico

Com o avanço da tecnologia houve um aumento no consumo de equipamentos eletrônicos e da mesma forma o acumulo de lixo também cresceu e por causa disso, surgiram empresas de reciclagem de lixo eletrônico.

Esse lixo é formado por baterias recarregáveis, celulares, placas de circuito impresso, monitores, lâmpadas fluorescentes e entre outros equipamentos.

As empresas que fazem a reciclagem são responsáveis por triturar ou transformar os itens e impedir que se tornem matérias tóxicos para o meio ambiente.

11. Gráfica

Para empreender neste segmento é preciso ter conhecimento em criação de artes gráficas ou afins, para desenvolver materiais online e impressos, isso varia de acordo com a necessidade do cliente.

As gráficas também podem oferecer serviços pós-impressão, como acabamento, dobraduras, encadernação, colagem e efeitos. Ou seja, são diversos os serviços que podem ser prestados e pode atender empresas de qualquer segmento e porte.

12. Fábrica de Cosméticos Ecológicos

As pessoas que estão conscientes que a preservação do meio ambiente é uma prioridade e não algo opcional, tende a rejeitar produtos ou serviços que não possuem aspectos relacionados ao fortalecimento dessa ação.

E isso também está relacionado aos produtos cosméticos, já que as empresas desse segmento tiveram que se reinventar, produzindo produtos ecológicos e atraindo a atenção de potenciais consumidores.

Os produtos cosméticos são itens usados para proporcionar o bem-estar da saúde, por isso a procura é sempre constante, permitindo que quem está empreendendo nesse segmento obtenha lucros recorrentes.

13. Fábrica de Calçados Ecológicos

Os calçados são itens que já fazem parte da nossa vida e a fabricação deles não é nada complicado, embora seja intensiva na utilização de mão-de-obra-direta, ou seja, não existem muitos meios para automatizar os processos.

Mas, atualmente os calçados se tornaram itens de moda, com características que definem o estilo de cada usuário.

Os produtos utilizados são bastante comuns e fáceis de serem encontrados, como em lojas especializadas como couros, solas, forros e tintas, dentre outros.

Porém, como em qualquer mercado é preciso encontrar formas de se diferenciar, e porque não usar meios que preservam o meio ambiente para tornar a marca única?

Esse é o caso da Veganoshoes, que utiliza matérias-primas recicladas em seus produtos, como lonas de caminhão reutilizadas e câmaras de ar reaproveitadas e recolhidas em borracharias, que, combinadas às espumas de origens minerais e vegetais, proporcionam aos calçados extremo conforto ao caminhar, resistência e estabilidade no calce.

14. Retífica Ecológica

A retífica de motores de veículos tem como objetivo restabelecer condições de funcionamento e durabilidade, visando fazer com que se pareça com um motor novo.

São clientes desse segmento as pessoas físicas, empresas, órgãos públicos, taxistas e seguradoras. Uma empresa neste segmento consegue retificar motores de veículos leves e pesados, que utilizam óleo diesel, álcool ou gasolina.

Como a sustentabilidade faz parte do negócio, a empresa coleta o lixo de forma muito seletiva e realiza processos como: tratamento do esgoto, reutiliza a água e os produtos são biodegradáveis.

Essa é uma atividade que vem se reinventando e ganhado espaço no mercado, ou seja, é uma boa forma de começar o próprio negócio, principalmente quem tem paixão por motores.

15. Indústria de reaproveitamento de resíduos

A interferência do homem na natureza gerou diversos impactos negativos, como o desequilíbrio climático. Por outro lado, essas consequências também despertaram uma consciência ambiental ativa na sociedade e tornou-se motivo para que empresas de reaproveitamento de resíduos fossem criadas.

Esse segmento reaproveita resíduos encontrados em construções civis como papel, vidro, plástico e metal, e transforma e produtos novos.

Até mesmo o processo de transformação é feito de forma sustentável, sem oferecer riscos ambientais, porque não utiliza recursos naturais.

  • Reciclagem: transformação do resíduo no mesmo produto original.
  • Reaproveitamento: transformação do resíduo em algo novo.

16. Franquia de Digitalização de Documentos

As franquias são uma ótima ideia para quem está buscando opções de negócios lucrativos, isso porque o valor de investimento é baixo e os resultados vêm mais rápido.

A vantagem de aderir uma franquia é que o negócio já está pronto e testado, sendo necessário que o empreendedor apenas ofereça suas soluções para as empresas.

Vale ressaltar, que não existe restrição de segmento nem porte, uma vez que empresas públicas e privadas necessitam gerir informações.

Com a digitalização de documentos, todos os arquivos em papéis são convertidos para o meio digital e em seguida, armazenados em um sistema totalmente web, chamado GED.

Essa é uma forma de evitar que as florestas sejam ainda mais danificadas, já que a principal matéria-prima usada para produzir o papel são as árvores.

Como elaborar o seu plano de negócios

Agora que você já sabe quais são as opções para começar um negócio lucrativo e sustentável, confira um passo-a-passo simples para elaborar um plano de negócios:

  • Faça uma minuciosa pesquisa de mercado;
  • Confirme se a sua ideia de empresa interessa aos clientes;
  • Veja quem são seus concorrentes e o que estão fazendo;
  • Estabeleça um diferencial competitivo para se posicionar;
  • Verifique se há fornecedores para atender suas necessidades;
  • Colete opiniões para certificar-se de estar no rumo certo;
  • Projete cenários bons e ruins e esteja preparado para tudo;
  • Faça pequenos testes para garantir a viabilidade da sua ideia;
  • Mensure os resultados e promova os ajustes necessários;
  • Chegue a uma versão final realmente exequível.

Para começar o próprio negócio é preciso ter clareza sobre o segmento em que deseja atuar e as consequências das suas ações no momento de produzir os produtos ou serviços para os clientes.

Portanto, faça um bom planejamento e pesquise bem onde deseja atuar para que consiga obter grandes resultados.

Existem também outras opções no mercado, como a franquia, na qual, caso decida investir, não será necessário começar do zero, pois, terá todo o apoio de uma equipe especializada e um nome conhecido no mercado.

Com uma franquia, você obterá lucros rápidos, diferentemente de um negócio do zero, no qual precisará realizar uma pesquisa de mercado e elaborar um planejamento completo, além de ter que construir sua marca e investir em marketing para tornar o nome da sua empresa conhecido.

Bom, como temos visto até aqui, são diversas as opções e a escolha deverá ser baseada no que você está querendo no momento.

Para te ajudar um pouco mais, confira este artigo onde falamos tudo sobre como fazer um investimento e não correr riscos de errar.

Ideias de negócios Lucrativos e Sustentáveis para você investir

Posts relacionados

Deixe um comentário