fbpx

Gestão de equipe a distância: como manter os resultados positivos

5 minutos para ler

Muitas empresas foram pegas de surpresa quando precisaram mandar seus funcionários trabalhar em regime home office, mas foi esse ponto de partida que fez a tecnologia correr atrás de soluções para facilitar a vida do empresário na sua gestão de equipe.

Esse conteúdo vai ajudar na compreensão de técnicas, estratégias e ferramentas que podem atuar na melhoria de processos a distância para uma gestão de equipe eficaz. Não se trata apenas de delegar tarefas e estipular prazos, mas sim de lidar com fatores extras que normalmente não fariam parte da rotina do colaborador.

Se deseja otimizar a gestão de equipe do seu negócio continue a leitura e entenda como é possível manter um fluxo de trabalho organizado e eficaz.

Práticas recomendadas para uma gestão de equipe remota:

1. Estabeleça horários com os colaboradores remotos

As equipes remotas geralmente precisam de algum tipo de limite para alinhar seu trabalho e a vida pessoal.  A equipe deve manter sua jornada de trabalho em horário normal, o fato de estar em casa pode dar uma flexibilizada nisso, mas é importante que todos estejam online quando for necessário.

Respeite os horários de trabalho como se fosse presencialmente, de o exemplo aos colaboradores e faça o que tem que ser feito dentro daquelas horas estipuladas. Ferramentas como o Microsoft Teams, permitem que você esteja 24 horas online, porém seus funcionários não vão gostar de ser acordados pelas suas notificações de noite ou madrugada, presencialmente você não faria isso. Esse é o começo para sua gestão de equipe remota alcançar os resultados.  

2. Incentivar e abraçar a diversidade na gestão de equipe

Não é nenhuma surpresa encontrar obstáculos pessoais ao gerenciar equipes remotas. O problema é que a infraestrutura de um, não é a mesma do outro, por isso tente ao máximo envolver todo grupo em todas as tarefas, de maneira que a equipe inteira saiba como estão as etapas de cada processo.

Pode ser simples descobrir como pessoas diferentes, de diferentes áreas estão abertas para receber feedback, promover uma mentalidade de respeitar diferenças, para que um fluxo de trabalho seja possível, e sua gestão de equipe fique alinhada.

3. Defina as expectativas com antecedência e clareza

Toda empresa tem expectativas, seja trabalhando remotamente ou presencialmente. Ser claro com os funcionários os manterá focados no objetivo em direção aos mesmos resultados.

Você deve definir expectativas claras para:

  • Horas de trabalho
  • Disponibilidade
  • Sistema de comunicação
  • Reuniões oportunas
  • Principais projetos e prazos
  • Reuniões agendadas
  • Responder ao e-mail
  • Metas de resultados

4. Aprimore suas habilidades de comunicação para uma gestão de equipe eficaz

Muitas equipes de trabalho remoto se deparam com um revés na comunicação ao trabalhar em projetos. Sempre será difícil se conectar com suas equipes em diferentes áreas sem ter boas habilidades de comunicação. E, claro, busque por soluções que facilitem sua gestão de equipe, ferramentas que podem trabalhar por você. 

Ao iniciar qualquer processo, seja conciso para que todos da equipe tenham a definição exata do seu desejo. Desenvolva suas habilidades de escrita, fale com precisão, use as ferramentas certas de colaboração remota para interagir efetivamente, uma comunicação clara e visível é vital no trabalho remoto.

5. A gestão de equipe inclui ajudar

Pela distância, você pode ter que lutar para atender às necessidades de todos os funcionários. Embora você possa estar fora de vista, nunca os deixe ficar fora de sua mente. 

Problemas inesperados relacionados ao projeto, a um colega de equipe ou a como o trabalho está sendo realizado são comuns em todos os negócios. Se algo está realmente incomodando seus funcionários ou eles estão se sentindo mal, entenda as pistas que eles podem estar lhe dando e ajude-os.

6. Invista no software de gerenciamento de processos

Seu trabalho em equipe a distância florescerá quando você tiver tudo sob controle, quando você visualizar todas as tarefas em andamento e o processo inteiro como um todo, entenderá a importância de uma gestão de equipe alinhada a uma ferramenta de qualidade.

E isso é possível quando você pode confiar no software de gerenciamento de equipe, para planejar tarefas, projetos e até rotinas de workflow. Aqui está o que você pode fazer em um software de gerenciamento de processos como o WORKFLUX da Taugor:

  • Acompanhe a evolução do projeto
  • Acompanhe a produtividade
  • Manter e gerenciar quadros de horários
  • Compartilhe informações em tempo real
  • Gerenciar as tarefas em um dashboard
  • Interagir em diferentes fusos horários
Gestão de equipe a distância: como manter os resultados positivos

Aprenda a validar até assinaturas a distância

Torne muito mais simples assinar documentos e contratos dos colaboradores a distância, desde a inclusão do horário de trabalho em aplicativos específicos, até assinaturas em contracheques e recibos. Através do Collecta.Me, você pode realizar esses e muitos outros serviços de registros dos seus funcionários. Isso com chancela ICP e criptografia de ponta, tudo para garantir a segurança e a qualidade nos serviços prestados pelo aplicativo.

Com as dicas e truques certos sobre a gestão de equipe remota, você deve estar pronto para lidar com um negócio enérgico e colaboradores distantes. Você pode fazer maravilhas para os seus negócios trabalhando remotamente, garanto que já está afiado para fazer esses esforços extras e levar sua equipe ao sucesso.

Boa sorte para sua gestão de equipe a distância!

Gestão de equipe a distância: como manter os resultados positivos
Posts relacionados

Deixe um comentário