fbpx

Franquia de sucesso – 5 Passos a seguir antes de abrir uma

6 minutos para ler

A partir do estudo sobre uma matéria disponibilizada pelo SEBRAE, com o passo a passo para ser um franqueado, decidimos te mostrar os 5 passos a seguir antes de abrir uma Franquia de Sucesso para 2020.

Primeiramente é necessário definir o que é franquia e como elas atuam no mercado, para que não ocorram equívocos na hora de optar pelo negócio certo para o ano que vem.

Franquia, é simplesmente um sistema de negócio, um sistema já validado que você recebe apenas para atuar, não é preciso testar uma ideia de negócio, você recebe uma ideia pronta de atuação, com suporte comercial, técnico, marketing, além de treinamentos para especialização. Ou seja, o produto vem pronto para execução, sua tarefa vai ser realizar vendas da melhor e maneira possível.

Em 2020, as apostas estão voltadas para o setor de tecnologia, e não por acaso, pois o mesmo foi o que mais cresceu no Brasil em 2019, superando a média global de crescimento tecnológico. No próximo ano as expectativas também são grandes para o mercado de franquias, que mesmo durante a crise, manteve altos índices de expansão.

Acompanhe a leitura até o fim para entender o passo a passo antes de abrir uma Franquia de Sucesso para 2020.

5 passos a seguir antes de abrir uma franquia de sucesso para 2020

1º passo – Pesquisa

Consideramos muito importante pesquisar o mercado, estudar tendências, pois é perigoso investir em franquias que não tem uma estabilidade de lucros boa, dão um retorno sobre investimento curto, ou só geram renda em determinada época do ano. É necessário entender o mundo que vivemos, a tecnologia está levando-nos para um caminho totalmente digital.

Considerando esses pontos, já se pode eliminar algumas opções de Franquia de sucesso para 2020, como as que trabalham com estoque, algo que pode se tornar obsoleto em breve. Ter que renovar, comprar, contar, comparar, armazenar, tudo isso está perdendo força, o que nos leva diretamente para negócios no ramo tecnológico, que conseguem atualizar-se o tempo todo e sem a necessidade de um grande espaço físico.

2º passo – Retorno sobre Investimento

Supondo que você tem R$ 10.000,00 para investir nesse primeiro momento, é preciso considerar os gastos para colocar essa ideia no ar, para o público ver, e o que você vai gastar para manter o negócio mês a mês até que ele dê resultado. Muitas vezes você tem um produto, uma ideia que você está apostando alto, mas quando vai ao mercado percebe que não deu certo. A partir daí, vem aqueles pensamentos de mudar completamente, trocar toda imagem e estratégia para conseguir vender, só que isso tudo tem um custo, e não é barato.

Por mais que sua ideia seja boa, tenha um potencial de mercado, se ela não for bem validada, muito provavelmente os resultados não vão aparecer. Nesse caso que a franquia se sobressai, pois ela tem todo um estudo validado ao longo dos anos que, permite a entrega do seu planejamento estratégico e de tudo que você vai precisar para atuar, de acordo com sua cidade e região. Considere sempre seu retorno sobre investimento.

3º passo – Experiência do franqueador

Este ponto, trata sobre a confiabilidade que a franqueadora passa para os futuros franqueados. Isso é representado pela validação do produto, uma vez que o negócio está firmado, com clientes em potencial, ele se torna uma opção de investimento. Considere, o cuidado ao pesquisar por negócios próprios que estão arrasando nas vendas, isso pode ser fruto de uma novidade que logo se torna ultrapassada, pois um produto apenas não mantém nenhuma empresa de pé e em questão de um ou dois anos o negócio deixa de existir.

Franqueadores experientes, vão dar todo o suporte nessas questões, eles devem te mostrar o passo a passo, cada etapa de treinamento e preparo para atender seus clientes. É diferente de sair pela rua atrás de novos clientes e se frustrar, é o que acontece com muitos franqueados, que acabam se arrependendo do negócio, perdendo a vontade e usam aquela velha expressão “investir no Brasil não da certo”, mas, na verdade o que falta é preparo para atuar profissionalmente.

4º passo – Perfil Profissional

Aqui é necessário avaliar os dois lados, tanto o seu como franqueado, quanto o da franqueadora que já atua a anos nesse mercado. Fazendo uma autoanálise, você tem um perfil empreendedor? Você é pró-ativo com suas tarefas? É preciso entender que esse perfil, não fica sentado atrás do computados esperando as vendas acontecerem. Você sabe quem tem um caminho a percorrer até o sucesso, e isso deve servir de motivação para você movimentar sua região, fazer ligações, reuniões, realizar eventos na cidade, distribuir materiais gráficos. Enfim, fazer acontecer, sempre com auxílio e estratégias da franqueadora.

Ter esse tipo de perfil é muito importante, pois quando somos empregados o sucesso nas tarefas é mais frequente, só que, por um lado, você é responsável somente por uma atividade específica, ou seja, você está apenas seguindo ordens, já como empreendedor você que dita as ordens. Como franqueadora é aconselhado também, ter mais de um modelo para vendas, a variação nos valores, deixa o cliente mais confortável para escolher a melhor opção que se encaixa no seu orçamento.

5º passo – Treinamento e Atualização

É bem mais fácil criar ações de venda quando se sabe que vai ter um suporte caso haja dúvida, não é mesmo? A segurança que esse fator passa, leva o cliente a uma enorme satisfação, ele se sente à vontade para realizar qualquer atividade. Se o cliente deseja uma apresentação para uma reunião de negócios, ele deve ter o suporte da franqueadora para desenvolver esse material, se ele desejar um adesivo pro carro, deve ter esse suporte, se ele quiser auxilio para uma venda, ele deve ter esse suporte, e assim com todas outras questões.

Falando sobre atualizações da franquia, elas devem ser constantes, existem muitas leis, normas e medidas que mudam o tempo todo, ainda mais nesse meio digital. Por isso existe a necessidade de treinamentos a cada mudança nas leis e sistemas. Cuidado com modelos de negócio onde o custo de manutenção seja maior que seu investimento, atualizar-se no mercado te deixa mais atento a essas questões.

Depois de entender seu perfil profissional e analisar todas as questões acima, fique tranquilo, você já consegue definir um bom negócio para investir e já sabe decidir a Franquia de Sucesso para 2020.

Quer saber como começar um negócio, onde você tenha um suporte de qualidade, alta margem de lucro e bons resultados? Conheça os modelos de negócios da Taugor, com mais de 60 franquias por todo Brasil.

Franquia de sucesso - 5 Passos a seguir antes de abrir uma
Posts relacionados

Deixe um comentário