Como ter um escritório sem papel de forma segura e assertiva

5 minutos para ler

Para muitas pessoas, ter um escritório sem papel soa bastante estranho e confuso, o fato de não existirem documentos físicos traz a sensação de que tudo será perdido ou jogado fora.

Na realidade, milhares de empresas estão migrando do papel para o digital, tornando seu fluxo de trabalho mais ágil e eficaz. É dessa forma que o futuro se comporta, usando ferramentas digitais e abolindo arquivos físicos.

Embora saibamos que alguns documentos não podem ser descartados por conter valor histórico, por exemplo, ainda assim eles podem ser armazenados de uma forma mais segura e organizada, o que normalmente não acontece em um escritório com um volume considerável de papéis.

Bom, para entender como lidar com esses documentos e ter um escritório sem papel, continue lendo o artigo e conheça também as vantagens dessa ação. Vamos lá!

Imagine um escritório sem papel:

De maneira proporcional, pequenas e médias empresas comparadas as grandes, tem menos burocracia, menos regulamentos, consequentemente menos papelada. Portanto, a redução ou até extinção de papel nestes casos não é algo impossível. São processos do escritório sem papel que, ajudam ainda mais o pequeno e médio empreendedor a ter uma organização maior e de mais qualidade sobre seus documentos.

Quais processos o escritório sem papel afeta seu negócio?

  • Agilidade na pesquisa de documentos;
  • Redução do espaço físico de armazenamento;
  • Evita perdas e danos ao documento;
  • Localiza e organiza seus documentos automaticamente;
  • Entre outras vantagens que a redução de papéis oferece ao meio ambiente.

Escritório sem papel utilizado pelo mundo

Grandes organizações têm adotado o conceito de escritório sem papel nos últimos tempos, com a intenção de reduzir resíduos e diminuir o uso de papel no mercado de trabalho que evolui constantemente.

Um bom exemplo de aplicação do escritório sem papel é o Bank of America, que conseguiu reduzir 25% do seu consumo de papel em 2 anos. Apenas aumentando o fluxo de formulários, documentos e relatórios online. Além de adotar hábitos que tem reflexo em grande escala, como a impressão frente e verso em papéis de menor gramatura.

Quais hábitos devo adotar para iniciar meu escritório sem papel?

Existem alguns processos que devem começar a ser abolidos para futuramente extinguir o papel do seu escritório. Começando pelo fax e impressora, eles são os principais vilões por trás das impressões e do acúmulo de papel desnecessário.

O próximo passo para um escritório sem papel é exigir de clientes e fornecedores o envio de documentos online. Faça com que os processos de digitalização sejam feitos antes de chegar até você. O armazenamento de documentos online é o caminho que deve ser seguido para quem busca facilitar e agilizar sua organização.

O que é preciso para operar o escritório sem papel?

Investimento é algo que sempre será necessário, independente do negócio que se inicia, porém, para uma redução de material físico, como papeis, é preciso CPUs que tenham capacidade suficiente para armazenar arquivos pesados e mesmo assim funcionar com excelência.

Não há surpresas quanto ao investimento, é visível que reduzir o uso de papel a longo prazo trará benefícios. Mesmo que hoje isso não pareça claro, o escritório sem papel estará presente cada vez mais em nosso cotidiano daqui para frente.

Como fazer a digitalização dos meus documentos?

A digitalização de documentos é feita através de scanners, encontrados em qualquer gráfica e podem ser arquivados de forma livre, porém, perigosa, visto que não há nenhuma gestão ou proteção ao seu documento.

Lembrando que o escritório sem papel deve ser feito sempre de forma segura e responsável, através de programas que ajudam e facilitam seu entendimento sobre a digitalização de dados.

É por isso que a Taugor investiu em um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos completo, que está sempre recebendo atualizações para proteger as informações e facilitar a organização dos mesmos.

E não se preocupe com os documentos que contém letra de forma ou cursiva, pois a empresa também possui uma suíte de soluções cognitivas, denominada como TAI, que usa inteligência artificial para fazer o reconhecimento dos caracteres.

Sem contar as novas soluções de assinatura digital, workflow, BPMN e dentre outras que estão sendo desenvolvidas e aprimoradas para facilitar ainda mais a gestão dos documentos e permitir que as empresas consigam focar no que realmente é importante e gera receita.

Se você gostou desse artigo, então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário