fbpx

4 motivos que fizeram o Corona vírus afetar a tecnologia em 2020

8 minutos para ler

O surto inicial do Corona vírus na China interrompeu grandes ciclos de suprimentos globais, mas à medida que o surto se transformou em uma pandemia mundial, com mais de 2 milhões de casos confirmados em mais 118 países, as consequências se tornaram ainda maiores, mais abrangentes e menos previsíveis.

O Mobile World Congress, uma conferência anual do setor de telecomunicações, foi um dos primeiros de uma série de conferências e palestras a serem canceladas, fruto de um esforço para contenção da pandemia. E à medida que mais funcionários são solicitados a trabalhar em casa, o setor enfrenta a perspectiva de iniciativas em atraso e oportunidades de parceria perdidas.

Porém, as indústrias de telecomunicação e tecnologia encontraram oportunidades para ajudar no que é mais importante, mantendo as pessoas seguras e saudáveis e auxiliando empresas que estão se esforçando para tornar a tecnologia de comunicação online mais amplamente acessíveis. Assim é possível ajudar os governos a disseminar informações precisas aos cidadãos sobre o vírus e encontrar tecnologias de cidades inteligentes para combater a pandemia.

Aqui abaixo deixei os 4 motivos pelos quais é possível que esses setores tenham sido afetados pelo Corona vírus e o que pode ser feito para reverter a situação, acompanhe a leitura:

1) O impacto da pandemia de Corona vírus foi o que acionou mais do que nunca a tecnologia

Tendo se originado na China, a região foi fortemente atingida, pois um grande número de cidadãos contraiu a doença e muitos foram forçados a entrar em quarentena. Isso levou a paralisações parciais e completas de fábricas e suas produções, algumas das quais estavam sendo usadas por importantes empresas de tecnologia para fabricar seus bens e produtos. Por exemplo, a Apple sofreu escassez de suprimentos para o iPhone como resultado do principal fabricante da empresa, a Foxconn, encerrando grande parte de sua produção na China.

Na última análise, para a Apple, isso levará a uma previsão significativamente reduzida nas remessas de iPhone até o primeiro trimestre do ano que vem, margem de até 10%. E embora as empresas geralmente tenham planos de contingência, que giram em torno do aumento da produção em uma região que não é afetada, a rápida disseminação do corona vírus em todo o mundo torna muito difícil identificar quais regiões seriam menos afetadas. Mesmo assim, o momento e os recursos da economia chinesa não serão facilmente replicados, as iniciativas “Made in China” viram o governo investir bilhões em setores avançados de manufatura, incluindo equipamentos de telecomunicações e semicondutores.

2) O Corona vírus cancelou provavelmente inúmeras oportunidades de parceria na tecnologia.

Mais notavelmente, o Mobile World Congress (MWC), que aconteceria de 24 a 27 de fevereiro em Barcelona, ​​foi cancelado devido a preocupações com o vírus. O MWC é um evento fundamental no setor de conectividade, pois reúne as empresas mais importantes no espaço para criar redes, compartilhar inovações e estabelecer novas parcerias de negócios. Várias empresas reagendaram os eventos que haviam planejado para a MWC, mas a presença contínua do corona vírus levou outras a cancelá-las completamente.

Além da MWC, o Facebook também cancelou sua F8 Developer Conference e Global Marketing Summit, o Google mudou seu evento Google Cloud Next para apenas online, e a IBM teve que transmitir a distância a conferência de desenvolvedores, que no ano passado recebeu mais de 30.000 participantes. No total, o cancelamento de grandes eventos de tecnologia acarretou em mais de 1 bilhão de dólares em perdas econômicas diretas.

As alternativas online ajudaram a limitar as consequências de conferências canceladas, mas as indústrias de tecnologia provavelmente ainda sofrerão um período de inovação sufocada devido à perda de oportunidades de negócios pessoais. Os participantes da conferência não têm as mesmas oportunidades de interagir através da transmissão ao vivo, como participariam de eventos presenciais.

Será mais difícil para os profissionais de marketing compartilhar as melhores práticas durante a Cúpula de Marketing Global do Facebook, por exemplo, do que seria se o evento realmente acontecesse. Embora seja difícil quantificar o valor desses encontros casuais ou sessões informais de rede, os efeitos serão, sem dúvida, sentidos por todas as indústrias.

3) A crescente necessidade de interações remotas em meio à pandemia do Corona vírus destacou a necessidade da conexão 5G.

A velocidade ultrarrápida do 5G, as comunicações quase instantâneas e o aumento da densidade da conexão lhe tornam preparado para interações remotas, que se tornaram importantes para muitas organizações e empresas, à medida que a cautela aumenta com a disseminação do vírus. A Tele saúde e a Teleconferência são áreas principais que estão se tornando críticas para as operações da empresa em meio à pandemia, e acreditamos que o aumento da dependência dessas áreas ajudará a fortalecer o apelo do 5G:

Tele Saúde

A superioridade técnica do novo padrão capacita os médicos a diagnosticar, tratar e operar pacientes sem a necessidade de estar fisicamente perto deles. Já vimos esses casos de uso do 5G para combater o Corona vírus na China. Em janeiro, as telecomunicações ZTE e China Telecom projetaram um sistema com tecnologia 5G que permite consultas e diagnósticos remotos do vírus, conectando médicos do West China Hospital a 27 hospitais que tratam pacientes infectados. Dada a capacidade do 5G de expandir o alcance dos conhecimentos e serviços oferecidos pelos hospitais nesse momento de maior necessidade, é esperado que mais hospitais procurem aproveitar o 5G para utilizar os benefícios oferecidos pelo novo padrão.

Teleconferência

Muitos empregadores aumentaram sua dependência de ferramentas corporativas de teleconferência, como Microsoft Teams, Google Hangouts e Zoom. Espera-se que a dependência dos empregadores dessas ferramentas durante a pandemia de Corona vírus fortaleça o caso da conectividade 5G em casa e no escritório, pois as empresas reconhecem o valor que as ferramentas de teleconferência oferecem. Isso porque uma conexão 5G poderá fornecer comunicação ininterrupta e em tempo real, o que não é possível com a maioria das conexões com fio hoje em dia.

4) Com o Corona vírus o investimento em soluções de cidades inteligentes vai crescer, pois a tecnologia provou ser uma ferramenta valiosa no gerenciamento de crises.

Governos de todo o mundo utilizaram a tecnologia de cidades inteligentes na tentativa de diminuir o impacto do Corona vírus. A polícia da China está usando drones com sensores térmicos para identificar pessoas em público que estão com febre. O governo sul-coreano desenvolveu um aplicativo para smartphone que coloca indivíduos que estão em quarentena em contato com os responsáveis ​​pelo caso, permitindo que eles relatem seu progresso e façam perguntas. O governo australiano lançou um chatbot para abordar questões dos cidadãos e conter a disseminação da desinformação.

Embora essas soluções sejam abrangentes, todas se enquadram no domínio das cidades inteligentes, provando que o espaço é um investimento que vale a pena em tempos de crise. A maioria das soluções de cidades inteligentes visa apoiar as operações diárias de uma cidade.

Mas essa infraestrutura que cresce aos poucos, pode ser adaptada para atender às necessidades de um governo em um momento de crise, como a que o Corona vírus instalou. O Business Insider Intelligence estima que o investimento em cidades inteligentes chegará a 295 bilhões de dólares até 2025, contra 131 bilhões investidos até 2020. Caso as soluções de cidades inteligentes se mostrem uma ferramenta eficaz para eliminar a pandemia, os governos podem sentir uma segurança ainda maior ao realizar investimentos adicionais, o que poderia acelerar a taxa na qual eles implantam soluções.

A Taugor também pensa de forma a contribuir para que a tecnologia intensifique a recuperação dessa crise, nossas ferramentas são aplicadas 100% online, onde qualquer necessidade do cliente pode ser sanada de maneira virtual. Agora que muitos estão dando valor ao Online e vendo como ele é extremamente importante para os negócios, mas nós já sabíamos disso e sempre pensamos lá na frente.

Bom, se você deseja mais conteúdos sobre a Taugor, clica aqui, entre no nosso portal de conteúdo e fique por dentro das novidades.

Mas se deseja conhecer mais sobre nossos aplicativos e soluções, acesse aqui e entenda como nós conseguimos solucionar grandes desafios apenas com alguns clicks.

4 motivos que fizeram o Corona vírus afetar a tecnologia em 2020
Posts relacionados

Deixe um comentário