Como aumentar a produtividade da sua equipe: [não cometa erros clássicos]

4 minutos para ler

Todo gestor deseja aumentar a produtividade da sua equipe, assim como fazê-la desempenhar os processos com mais agilidade e sem maiores custos. Porém, essa relação deve ser de reciprocidade, o líder precisa conduzir de forma humana o tratamento com seus encarregados, mostra-los o quão importante são para o funcionamento das tarefas.

Liderar uma equipe, seja ela grande ou pequena, nunca é fácil. Reunir diferentes tipos de pessoas, com temperamentos opostos pode ocasionar conflitos, falhas de comunicação e insatisfação, o que afeta diretamente na produtividade.

Se você quiser saber como fazer sua equipe aumentar a produtividade, continue e leia o artigo completo.

Ações para aumentar a produtividade da sua equipe

Conheça a equipe

Gerir uma equipe demanda algumas habilidades. Ser maleável na relação com as pessoas, cria uma intimidade que é necessária, pois você precisa saber o que o funcionário está passando, se ele está satisfeito com a vida pessoal e profissional.

Muitas vezes a improdutividade tem a ver com questões emocionais, insatisfações que acabam refletindo nitidamente no trabalho. Por isso que o líder, também precisa manter o equilíbrio, propor um ambiente de trabalho saudável, e ter a certeza de que toda equipe está feliz trabalhando.

Delegar tarefas

No momento que você começa a traçar a estratégia da equipe para alcançar os resultados, percebe que sozinho não vai conseguir, nem mesmo terminar o planejamento estratégico. Sendo assim, você deve começar a delegar tarefas, depois de conhecer bem a equipe e seus potenciais, confie ao funcionário a responsabilidade de realizar uma parte do processo.

Se você tentar executar tudo sozinho, provavelmente vai comprometer algumas etapas, e não terá os resultados esperados. Saiba como delegar e confie nas ações do profissional, pois se ele faz parte da equipe é porque tem potencial.

Dar autonomia

Os líderes que se destacam, são aqueles que compreendem o poder da responsabilidade. Dar autonomia ao funcionário é torna-lo responsável pela atividade realizada, isso faz ele sentir-se importante. É uma questão de elevar a autoestima do encarregado, que assim consegue agregar a um ambiente de trabalho melhor.

É válido que as partes estejam cientes que o profissional será cobrado sobre prazos e metas, isso não significa que ele vai tomar todas as decisões sozinho, mas a flexibilidade de não depender mais do líder a cada etapa vai ser maior. A autonomia ainda permite que novas ideias surjam a partir da equipe, que agora tem essa liberdade.

Incentive os resultados

Somos movidos por recompensas, toda atividade é desenvolvida visando uma remuneração ou reconhecimento. Com sua equipe não é diferente, eles vão dar um valor muito maior para cada detalhe, se forem bem recompensados, não só financeiramente, mas reconhecimentos internos e elogios sempre elevam a autoestima de alguém.

Metas por rendimento também são válidas para aumentar a produtividade da equipe. A partir do que o funcionário já produz, é possível mensurar o quanto ele está oferecendo para superar seus próprios números, assim você pode estabelecer os objetivos do mesmo.

Erros clássicos que devem ser evitados

1. Ao invés de reclamar que alguma tarefa foi mal executada, ensine o encarregado como fazer de maneira correta.

2. Não crie metas da sua cabeça, estabeleça números baseados em pesquisas que mostram que é possível alcançar o resultado esperado.

3. Procure estar por dentro de tudo que acontece, perguntar para o funcionário o que aconteceu, demonstra falta de interesse seu, para com o negócio.

4. Não busque culpar alguém por determinadas falhas, entenda o que pode ter ocorrido e ache soluções para tal erro.

5. Não seja sempre o dono da razão, discutir e saber as opiniões são fatores importantes, talvez existam visões diferentes das suas, que podem agregar ao negócio.

Agora que você já sabe algumas dicas para aumentar a produtividade da sua equipe, conheça nosso artigo sobre mapeamento de processos. Uma ferramenta extremamente importante, que vai te auxiliar no crescimento da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário