BPM: Qual sua importância dentro de uma empresa?

5 minutos para ler

O BPM (Business Process Management) é importante por ser um conjunto de práticas focadas na otimização de processos corporativos. Dentro das organizações, existe o processo de negócio que são ações estruturadas com o objetivo de dar um bom resultado para o cliente.

Ele serve como referência, porquê mostra o que precisa ser feito, como e quem é o responsável. Após analisar tudo isso, fica fácil compreender que o BPM consegue impulsionar as empresas para grandes revoluções digitais.

Continue a leitura para entender como o BPM pode impulsionar seu negócio.

Qual o foco do BPM?

O objetivo é compor a estratégia da organização com as expectativas e necessidades dos clientes. Dessa forma, a empresa tem a capacidade de analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos de maneira eficiente, além de estar a frente dos concorrentes.

É importante ressaltar, a existência de alguns conceitos chave que você deveria saber. Para isso, abordamos cada um deles de forma detalhada, confira.

Mapeamento de Processos

Se trata de uma ferramenta de gerenciamento cujo foco é identificar e melhorar os processos dentro de uma empresa. Esse mapeamento busca entender os aspectos e detalhes sobre o funcionamento do negócio e reunir todo o conhecimento coletado sobre as informações estudadas.

Ou seja, ele é importante pelo fato de permitir que cada fase seja conhecida detalhadamente, de forma que os problemas sejam solucionados de forma assertiva. Então é possível, materializá-los no formato de documentos organizados. Tornando prático a coleta desses dados para estudo.

Padronização de Processos

É a prática de estruturar e formalizar as etapas desenvolvendo um padrão que deve ser seguido por todos os colaboradores. Os processos de negócio de uma empresa são executados por diversas pessoas e todas precisam entender o que é esperado de cada uma em cada atividade.

Sempre que as empresas padronizam os processos é com o objetivo de ter a visão única do trabalho e garantir que a execução tenha sucesso. Isso não representa estagnar o processo, mas fazer com que ele seja repetido quantas vezes forem necessárias, até que esteja totalmente adequado.

Abaixo listei alguns tópicos para que você entenda a importância de padronizar os processos:

  • Modelo de trabalho garantido;
  • Definir e alinhar o caminho do negócio;
  • Conferir previsibilidades;
  • Evita variar o processo;
  • Delegar atividades sem responsáveis;
  • Otimização dos resultados;
  • Entender os processos.

8 vantagens do BPM

Gestão de Processos

A gestão de processos deve ser contínua e necessita de um acompanhamento cuidadoso para que seja aperfeiçoada ao longo do caminho, focada em gerar novos resultados. Feito isso, então o BPM é capaz de agregar várias melhorias internas, bem como:

Otimização de Processos

São práticas adotadas por uma organização para aumentar o desempenho dos seus processos de negócio, visto que, a otimização tem como principal objetivo identificar as oportunidades de melhorias, ela também encontra maneiras de aperfeiçoar os processos e buscar melhores resultados.

Transparência nos processos

Os funcionários são comunicados sobre todos processos e conseguem executar suas atividades com mais perfeição e aderência às metas da empresa. As melhorias não são apenas na comunicação entre os colaboradores, mas também faz com que eles produzam em conjunto em busca do mesmo resultado.

Mais produtividade através da automação

Ter um padrão de processos e garantir que todos na empresa conheçam e pratiquem ele, faz com que a produção seja muito maior e evita manutenção. Sem contar que a automação de processos cíclicos traz muito mais agilidade.

Resultados rápidos

A agilidade da empresa depende do seu fluxo de trabalho. Ou seja, organizações que aderem o BPM, entregam mais em menos tempo, isso transmite ao cliente uma boa experiência e de fato, um valor agregado.

Eficiência

Tudo que foi praticado até agora, faz com que a empresa esteja sempre a frente dos concorrentes, já que sua equipe é mais eficiente e focada naquilo que os clientes precisam.

Redução de custos

Os custos de operacão reduzem-se à medida que os processos se tornam mais eficientes. De fato, a empresa entendeu e conheceu seus processos, o que vai influenciar na criatividade e gerar novos insights sobre as maneiras de obter mais resultados.

Segurança

Com processos automáticos, a segurança da informação é bem mais alta. Isso é devido a tecnologia que atingiu um estágio de inovação em que a proteção de dados, se tornou a melhor maneira de manter em sigilo as informações da empresa.

O BPM sempre agrega valor à empresa. Ele ajuda no aumento dos lucros, na mudança da dinâmica, e melhora a percepção de qualidade vista pelo cliente. É importante lembrar que o BPM não temporário, e deve fazer parte da cultura dentro da empresa.

Agora que você entendeu como funciona o BPM, aprenda como aplica-lo de maneira assertiva em seu negócio, baixe nosso e-book, e receba o material completo.

BPM: Qual sua importância dentro de uma empresa?
Posts relacionados

Deixe um comentário