fbpx

4 Motivos para usar assinatura eletrônica na sua empresa

3 minutos para ler

A assinatura eletrônica é uma tecnologia usada para autenticar documentos online, como arquivos em PDF. O objetivo é substituir o método convencional de assinatura por meio de chaves criptográficas em certificados digitais, que garante identificação dos signatários e a segurança das informações.

No Brasil, a assinatura eletrônica tem validade desde 2001, quando foi publicada a Medida Provisória 2.200-2, que regulamenta a certificação digital no país e dá origem a ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). Com ela, você assina contratos, procurações, laudos médicos, atestados e transações online de maneira rápida e segura.

Descubra neste artigo quais são as vantagens de usar assinatura eletrônica na sua empresa.

1. Segurança

Quando você lida com documentos em papel, tem a responsabilidade de mantê-los seguros e protegidos para que não sejam roubados, destruídos ou adulterados. As assinaturas eletrônicas, por outro lado, não só garante a segurança dos documentos, como mantém um registro de todas as informações relacionadas às transações de assinatura. Ou seja, é possível saber quem assinou, quando e de onde.

2. Redução de custos

É exatamente isto que a assinatura eletrônica oferece: economia, praticidade e segurança. Com ela você não se preocupa mais em pagar por impressões, taxas de cartório, traslado que podem ocasionar perdas, furtos e danos, uma vez que os documentos passam a nascer e permanecer no ambiente digital.

3. Agilidade e flexibilidade 

Mais do que reduzir custos, a assinatura eletrônica traz agilidade e flexibilidade no processo de assinatura de documentos. Ou seja, você pode assinar quando e de onde quiser sem nenhuma burocracia.

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Gartner, a produtividade de uma equipe é proporcional ao grau de tecnologia disponibilizada pela empresa. Segundo o estudo:

  • Cerca de 25 horas são desperdiçadas ao recriar documentos não digitalizados.
  • A média é de que 10% a 12% dos documentos não são encontrados na primeira tentativa.
  • O tempo médio anual que um colaborador leva para procurar documentos em uma empresa é 400h.

Esses dados mostram a importância do investimento em tecnologias e soluções, porque é isso que os seus clientes querem: agilidade. Eles não querem esperar dez dias para assinar um contrato e é a partir de uma boa experiência que o seu negócio cresce.

4. Eliminação do uso de papel 

É comum escritórios de contabilidade e advocacia, por exemplo, terem pilhas de papéis em mesas e salas sem nenhum controle ou cuidado. Isso acontece por diversos fatores e um deles é a necessidade de assinar documentos à mão.

Com a assinatura eletrônica, não há mais motivos para ter documentos em papel. Eles podem ser digitalizados e gerenciados em um sistema online. Além de reduzir o volume de papéis em um único ambiente, você também contribui para a preservação do meio ambiente.

Vale lembrar, que é essencial usar soluções de assinatura eletrônica com relevância no mercado e que atendam às demandas da sua empresa. O Collecta.me é uma solução de coleta e gestão de documentos desenvolvida pela Taugor, com base em registros descentralizados para reforçar a segurança e a proteção de dados.

Entre em contato conosco e saiba, na prática, como a solução funciona e pode beneficiar a sua empresa. Clique aqui e peça agora uma demonstração gratuita.

4 Motivos para usar assinatura eletrônica na sua empresa
Posts relacionados

Deixe um comentário