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AIDA: o modelo de processos que pode transformar o seu negócio

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AIDA é um termo criado em meados de 1898 por um dos pioneiros da publicidade, Elias St. Elmo Lewis, ele descreve as etapas pelas quais um futuro cliente passa antes de tomar a decisão de compra sobre um produto ou serviço. O acrônimo AIDA, significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.  

Esse modelo é amplamente usado dentro do marketing e da publicidade para descrever o que ocorre desde o primeiro momento em que um consumidor está ciente de um produto ou marca até o momento real em que a compra é feita. 

Poderíamos citar aqui diversos motivos pelos quais você deveria aprender sobre o modelo AIDA, ficaríamos até amanhã conversando, porém, optamos em dizer que sem ele seu negócio está perdendo dinheiro, por isso continue a leitura e saiba mais.  

Porque o modelo AIDA é importante para sua marca? 

Visto que muitos consumidores tomam conhecimento das marcas por meio de comunicações de publicidade ou marketing, o modelo AIDA ajuda a explicar como uma mensagem com a comunicação certa envolve os consumidores nas escolhas da marca. Na sua essência, esse acrônimo propõe que as mensagens publicitárias devem realizar várias tarefas para levar o consumidor a uma série de etapas sequenciais, desde o reconhecimento da marca até a ação de compra. 

AIDA é um dos modelos de veiculação mais antigos usados ​​em publicidade, porque enquanto o mundo da propaganda está em constante transformação, a natureza humana não mudou, é psicologia pura, nossos instintos e atitudes primitivas são os mesmos dos nossos antepassados e isso não vai mudar tão cedo, por isso que cada ação deve ser muito bem pensada.  

Explicando o modelo AIDA:  

Atenção 

A primeira etapa do processo de compra é conscientizar o consumidor sobre o produto. O trabalho de um vendedor é capturar a atenção do cliente em potencial, qualificado o bastante para que ele possa mantê-lo envolvido por tempo suficiente para despertar seu interesse. 

A primeira etapa do AIDA, muito conhecida por “Consciência”, significa que o cliente em potencial fica ciente das opções. Este é o estágio em que você vai encontrar a maioria das perspectivas envolvidas.

Interesse 

Para que você possa aumentar os prospectos de forma inteligente, nesse estágio você deve desenvolver o interesse do potencial comprador no produto ou serviço. Geralmente é aqui que as frases de benefício e os gatilhos mentais de ação começam a entrar em cena. 

Grandes profissionais de marketing usam a narrativa com sucesso em suas abordagens de e-mails e respostas diretas, a fim de interessar seus clientes em potencial. Se você conseguir aumentar o interesse dele, com certeza irá obter mais intimidade para continuar o processo de venda.

Desejo 

Na terceira etapa do modelo AIDA, os prospectos percebem que o produto ou serviço é adequado e vai ajuda-los de alguma forma. Os vendedores podem trazer justificativas a esse ponto, passando de benefícios gerais para benefícios específicos. Isso inclui o uso de informações selecionadas durante os estágios anteriores, o que permite ajustar o discurso de vendas. 

Lembrando que existem diferentes níveis de desejo. Se um cliente em potencial sente que aquela necessidade não é latente, ele pode decidir não comprar de imediato.

Ação 

O quarto e último estágio do AIDA ocorre quando o cliente em potencial decide tomar as medidas necessárias para se tornar um cliente. Se você realizou as ações do possível prospecto nos três primeiros estágios e conseguiu responder a todas as objeções, essa etapa ocorre naturalmente. 

Você vai pedir de forma direta, mas sem forçar nada, sua forma natural de se comunicar vai fazer com que o cliente forneça dados e/ou efetue a compra.

Exemplos e dicas para usar o AIDA no mundo real 

O modelo AIDA é o mais conhecido entre os profissionais de marketing de todas as esferas. Muitos entendem ser útil porque aplicamos diariamente, consciente ou inconscientemente, quando estamos pensando em como tornar efetivas nossas comunicações de marketing, aplicamos o AIDA às vezes sem perceber. 

Portanto, usar isso para ajudar a planejar sua campanha de comunicação direcionada e personalizada pode ser um começo. Mas é muito importante saber quem é o seu público, como eles costumam agir e se realmente estão prontos para a tomada de decisão.

Serviços que auxiliam o desenvolvimento do AIDA

Aos necessitar de tecnologia na atuação de serviços ou produtos, deve-se levar em conta a satisfação do cliente no resultado dos seus processos, se por algum acaso o cliente sentir-se forçado ou pressionado para tomar uma ação ele vai recuar. Por isso é interessante utilizar ferramentas que auxiliam na relação da empresa com o cliente.

Serviços que possam facilitar as etapas de venda sempre são bem vindas, como os aplicativos da Taugor, que auxiliam tanto na gestão da empresa quanto na ponta final do funil, na coleta de dados, assinaturas e gestão de processos, uma automatização desenvolvida com a inteligência artificial da Taugor que já ajudou muitas empresas a alcançar seus objetivos com grandes resultados.

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