Perda de Vendas: 5 erros que te fazem perder negócios

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Perda de Vendas são oportunidades que você deixa de aproveitar por falta de itens no estoque, por não ter a marca que o cliente quer, ou por qualquer outro motivo que fez você perder a venda.

Ficar pensando no que poderia ou deveria ter feito não vai resultar em melhorias, no entanto, você já refletiu sobre os erros cometidos e como eles podem evitar falhas futuras?

Continue a leitura do artigo e aprenda como não cometer erros clássicos no momento das vendas.

Situações de Perda de Vendas

Suponha que o consumidor tomou a decisão de comprar o produto, depois de muita pesquisa online, ele escolhe cautelosamente a sua empresa, para ir presencialmente fazer a aquisição. Chegando ao local para efetuar a compra, ele se depara com a falta do produto em estoque e nas prateleiras. Agora o cliente tem dúvidas quanto ao seu atendimento, e vai procurar outras opções antes de você.

É inadmissível você vender algo que não tem em mãos, isso afeta a imagem da marca, a reputação da empresa e quebra a confiança do consumidor com o negócio. Evitar o desabastecimento de produtos e a falta de materiais para os funcionários são fatores fundamentais numa boa gestão, visando impulsionar as vendas e não perder.

 5 erros que levam a Perda de Vendas

Oferecer descontos antecipados

Parece um pouco estranho, já que os clientes sempre buscam por descontos. Mas esse erro é cometido quando o vendedor tem um limite maior para trabalhar e se precipita na oferta. Oferecer o desconto de início, passa a imagem de desvalorização do produto, ou que você está desesperado para vender

Se você tem a margem de 10% para desconto, deixe para aplicar no final da negociação, faça de tudo para ele comprar o produto por que gostou, e não por que estava mais barato.

Não conhecer totalmente o seu produto

Outro erro muito comum, é ter uma equipe de vendas despreparada, que não sabe o que está vendendo e não conhece exatamente o produto. Garanto que você já passou por essa situação, de chegar em uma loja e ser atendido por alguém que visivelmente não sabe o que está fazendo, e ainda deixa você sair com dúvidas sobre o produto.

Pois é, uma solução é preparar os vendedores, faze-los estudar sobre tudo que envolve a negociação, concorrência, valores do mercado, qual solução destaque você tem, tudo que possa agregar na hora da venda é válido. É importante que o gestor do negócio, seja o exemplo para seus funcionários, ele deve saber tudo antes de cobrar deles.

Não respeitar o espaço do cliente

A cautela é um ponto muito importante, no momento de abordar o cliente e evitar a perda da venda. Respeite o tempo dele, quando chegar a hora certa, ofereça ajuda, mas sem passar aquela sensação de pressão para vender, deixe-o à vontade, e se realmente houver interesse, ele vai te procurar. A abordagem precoce, na maioria das vezes acaba com a negociação.

Não qualificar seu produto

Antes de levar seu produto para as prateleiras, encontre alguém que vai comprar! Você sabe se estão buscando pela sua solução no mercado? Qual tipo de público tem interesse em consumir o que você tem para vender? A etapa de qualificação é muito importante para que o mercado entenda qual nicho você está se encaixando, e que fique claro seu público-alvo.

Quando o assunto é evitar a perda de vendas, toda oportunidade é diferente. Com a qualificação, você entende o que cada cliente deseja, para quando ele precisa e qual é o seu orçamento. Outro fato importante, é que você poderá descobrir se está conversando com a pessoa certa, aquela que vai tomar a decisão final.

Ignorar potenciais clientes

Todo tipo de pessoa que frequenta seu negócio é um potencial cliente, atenda todos da mesma forma, sem qualquer tipo de pré-julgamento. Seu atendimento que vai formar sua reputação, se for bem atendido, mesmo que não compre nada, o consumidor vai indicar sua empresa ou retornar futuramente para efetuar uma negociação.

O que deve acontecer é fidelizar os clientes, oferecer descontos, brindes, recompensas para aqueles que criaram uma ligação com a marca e sempre voltam, seja por que gostaram do atendimento ou do produto. Ao passar do tempo você identifica esses clientes de confiança, use eles de exemplos para os próximos, como forma de atração.

Solução para uma boa estratégia sem Perda de Vendas

Uma empresa precisa manter suas contas em dia, sendo assim, é necessário que os serviços e produtos, sejam vendidos de acordo com o que foi planejado pelo setor comercial. Para isso é necessário usar técnicas comerciais e ter domínio absoluto sobre o que está sendo vendido.

Agora que você já entendeu os erros clássicos que resultam na perda de vendas, aprenda algumas dicas para vender mais. Separei um material para leitura, com 22 dicas para aumentar a produtividade das suas vendas, leia tudo e impulsione o seu faturamento mensal.

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